O conteúdo deste blog é destinado a estudos sobre a bolsa de valores. A decisão de compra ou venda de qualquer ativo é de inteira responsabilidade de cada um.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Análise - VALE5

Pessoal,

Ao analisar o gráfico da VALE5, podemos perceber que o indicador IFR está acima do 70, ou seja, o papel está supervalorizado.


Clique na imagem para ampliar


Vejam no gráfico o que aconteceu com a VALE5 quando o IFR ultrapassou o 70.
É claro que a situação econômica está bem diferente de quando houve a forte queda, mas acreditamos que esse papel venha a cair um pouco nos próximos pregões, seguindo o movimento natural da bolsa., mas logo depois ela poderá voltar a se projetar.

--------------------------------------------
O que é IFR (Índice de Força Relativa) ?
"...O Índice de Força Relativa mede a evolução da relação de forças entre compradores e vendedores ao longo do tempo. Sua utilização possibilita observar o enfraquecimento de uma tendência, rompimentos, suporte e resistência antes de se tornarem aparentes no gráfico de barras. O estudo é desenhado em uma faixa paralela, com o formato de uma curva simples e seu domínio está entre 0 e 100.

Usualmente adotam-se períodos de 14 dias e níveis de 70 e 30 para as escalas verticais.Se o IFR sobe acima de 70, um topo no mercado está sendo atingido; se desce abaixo de 30, uma tendência de queda está para ser revertida. Uma maneira simplista deste oscilador aconselha a compra quando o IFR ultrapassa a barreira dos 50; ou a venda quando cai abaixo.
Alguns analistas determinam a faixa acima de 70 ou 80 como intervalo onde a ação entra em uma área de risco, diz-se que os preços estão sobrecomprados. Na faixa entre 0 e 30 os preços estão sobrevendidos, devendo ocorrer a sinalização de reversão para alta dos preços..."


Fonte:
http://wiki.advfn.com/pt/%C3%8Dndice_de_For%C3%A7a_Relativa

2 comentários:

  1. Cara, uma coisa que eu tenho dúvida.
    Se por acaso eu compro um lote de ações, eu tenho um prazo para vende-las ou simplesmente posso vender quando eu quizer? Se ela estiver valendo muito, como eu vendo? Quem é que compra ações na alta?


    Parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, como vai?

    Respondendo suas dúvidas:

    A partir do momento em que voce compra as ações de determinada empresa, elas são suas por tempo indeterminado, a escolha de venda é uma particularidade sua, ou seja, você pode sim vender a ação no momento que quiser.

    Para você negociar uma ação basta ter conta em alguma corretora, pois é ela quem faz o meio de campo entre você e os papéis da empresa desejada.

    Caso voce tenha uma ação e achar que esta num preço bom para vender, que está em uma alta boa, voce pode fazer a venda através do seu Home Brooker(site da corretora) ou através de algum agente da mesa.

    Sempre há pessoas querendo negociar as ações, porém, como você disse, se a ação estiver em um patamar alto e todos souberem disso, a tendência é que ela seja desvalorizada, ou seja, se quiser vendê-la a um preço alto, ninguém irá comprá-la.

    Trace metas para seus lucros, só assim poderá vencer como um bom acionista.

    ResponderExcluir