O conteúdo deste blog é destinado a estudos sobre a bolsa de valores. A decisão de compra ou venda de qualquer ativo é de inteira responsabilidade de cada um.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

AVANÇO DA ECONOMIA NOS EUA SEGUE MODERADO

Por: Anderson Figo

20/10/10 - 17h00


SÃO PAULO - A economia norte-americana segue se recuperando a passos lentos, revelou nesta quarta-feira (20) o Livro Bege do Federal Reserve. Compilado pelas 12 unidades regionais do Fed, o documento afirma que a "atividade econômica norte-americana continuou a melhorar, porém, em ritmo moderado, durante o período de setembro até o começo de outubro".

O ducumento da autoridade monetária dos Estados Unidos é composto pela análise regional do desempenho de setores estratégicos para a economia do país em 12 distritos distintos: Boston, Nova York, Filadélfia, Cleveland, Richmond, Atlanta, Chicago, St. Louis, Minneapolis, Kansas City, Dallas e São Francisco. O mercado se atenta ao Beige Book, pois o documento reflete o ritmo de recuperação instaurado no país ao longo do período observado.


GASTOS DOS CONSUMIDORES

O Livro Bege reportou que os gastos dos consumidores norte-americanos foram "moderadamente positivos" na maioria dos 12 distritos analisados, com exceção de Richmond e Atlanta, que, segundo o Fed, registraram um declínio nas vendas. A autoridade destacou que a performance negativa dos gastos dos consumidores em Kansas City foi maior que o esperado, sendo que as compras de volta às aulas impulsionaram as vendas na Filadélfia e em Dallas.

"Os gastos no varejo em Minneapolis e São Francisco cresceram modestamente, ao passo que em Cleveland, Chicago e St. Louis eles ficaram praticamente estáveis. Os varejistas disseram que os consumidores estão lentamente retomando sua confiança, apesar de permanecerem preocupados com os preços e estarem limitando suas compras à necessidades", mostrou o documento.


SETOR IMOBILIÁRIO E DE CONSTRUÇÃO

Enquanto o Livro Bege revelou que houve em geral uma melhora em alguns setores-chave para a economia norte-americana entre setembro e o começo de outubro, o setor imobiliário e de construção, porém, "permaneceu fraco", na análise da autoridade. De acordo com o Fed, a maioria dos 12 distritos observados no período mostrou que as vendas de casas seguiram em ritmo lento ou mostraram uma queda em relação aos níveis do último ano.

"Tiveram alguns raros casos de melhora nas vendas em poucos distritos, porém. A Filadélfia registrou um incremento nas vendas de casas existentes, enquanto que em Richmond, Kansas City e Dallas foi reportado elevações nas vendas de casas de valores elevados. As vendas em St. Louis e em Minneapolis foram mistas, com crescimentos em algumas áreas e queda em outras", mostra o Beige Book.


SETOR FINANCEIRO, PREÇOS E SALÁRIOS

No que diz respeito ao setor financeiro norte-americano, o Fed revelou que os empréstimos ficaram estáveis em níveis baixos na maioria dos distritos analisados, com alguma mostra de leve aumento na demanda em certas regiões. Contudo, a procura por empréstimos para o comércio e para a indústria permaneceu fraca. "Contudo, empréstimos para fusões e aquisições subiu um pouco em alguns distritos", disse o documento.

Em relação aos preços, o Fed destacou que os custos dos bens duráveis ficaram estáveis, com alguma pressão sendo sentida nos preços de commodities agrícolas e metais industriais. De acordo com o Livro Bege, os preços praticados pelas petroquímicas subiram em Dallas, enquanto que alguns manufatureiros em Boston disseram que a elevação nos preços de alguns de seus produtos foi "bem sucedida".

Por fim, o Beige Book mostrou que as pressões nos salários norte-americanos continuaram "mínimas" entre setembro e o início de outubro, com a maioria dos distritos tendo reportado variações positivas nos salários. Contudo, "as contratações permaneceram limitadas, com muitas empresas relutantes em adicionar valores permanentes em suas folhas de pagamento dado a situação econômica do país", revelou a autoridade monetária.


ATIVIDADE MANUFATUREIRA

No que se refere a atividade manufatureira, o Livro Bege avalia que ela continuou a expandir, com uma elevação no nível de produção e novos pedidos registrados na maioria dos 12 distritos dentro de uma grande variedade de indústrias. De acordo com o Fed, as duas únicas exceções do período foram Filadélfia e Richmond, onde a atividade manufatureira apresentou uma ligeira contração em relação à análise do último Livro Bege.

Em relação aos outros distritos observados, a autoridade revelou que o crescimento na atividade manufatureira das regiões de Cleveland, Chicago e Kansas City foi impulsionado pelas exportações. Além disso, produtores de equipamentos high techs seguiram contribuindo positivamente para este tipo de atividade em Boston, Dallas e São Francisco.

"A indústria de automóveis cresceu em ritmo forte em Cleveland e Chicago. Produtores de metais em Chicago reportaram que as vendas de setembro foram as maiores desde o começo do ano, enquanto que em Minneapolis, Dallas e São Francisco viram apenas ganhos modestos", revela o Beige Book.

Apesar disso, o documento também revelou que o ritmo das contratações no setor manufatureiro norte-americano permaneceu lento em setembro e no início deste mês, sendo que os estoques em geral ficaram em linha com o volume de pedidos. Em relação aos planos futuros de investimentos neste segmento, estes permaneceram "limitados" na análise do Fed, com ressalva para St. Louis, onde diversos manufatureiros reportaram planos de construir novas plantas ou expandir suas operações.



http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1969357&path=/i nvestimentos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário