O conteúdo deste blog é destinado a estudos sobre a bolsa de valores. A decisão de compra ou venda de qualquer ativo é de inteira responsabilidade de cada um.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

FNAM11 - Informações

Sudam aprovou cartas-consultas para implantação de projetos 

Com vista à implantação de projetos empresariais, com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia – FDA, a Sudam aprovou de janeiro a setembro de 2010, seis (06) cartas-consultas referentes a empreendimentos econômicos, totalizando a previsão de investimentos da ordem de R$1.492 bilhão nos estados do Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins.

Já se encontram em fase de análise pelo corpo técnico da Superintendência três projetos, resultantes dessas cartas-consultas. Da empresa Manaus Transmissora de Energia S/A, para implantação, nos municípios de Oriximiná (PA) e Cariri (AM), de subestações para suportes de linhas de transmissão de energia proveniente de Tucuruí (PA), com distribuição em 13 municípios dos dois estados, cobrindo 586 kms.; da empresa GMR Florestal S/A, em Conceição do Tocantins, para a ocupação de área de 50 mil hectares de reflorestamento, com eucalipto clonado; e da empresa Santo Antônio Energia S/A, em Porto Velho (RO), para implantação da Usina Hidrelétrica “Santo Antônio”, que vai gerar 3.150,40 Mw de energia. 

Outras três cartas-consultas, também aprovadas este ano, ainda aguardam os respectivos projetos. São de empresas que manifestaram interesse na obtenção de recursos do FDA visando a implantação de unidade fabril para industrialização e distribuição de asfaltos, em Araguatins (TO), de responsabilidade da Indú stria Nacional de Asfaltos S/A; construção de estação retificadora para distribuição de 2350 MW de energia, em Porto Velho, da ETE-Estação Transmissora de Energia S/A; e da empresa Curtpam Destilaria de Alcool Ltda., para a implantação de unidade fabril de industrialização de etanol, com plantação de 10.000 hectares de cana de açúcar, no município de Cajazeiras, em Rondônia.

A carta-consulta é o instrumento inicial para obtenção de recursos do FDA. Nela a empresa ou grupo empresarial interessada em instalar projeto de implantação, ampliação, diversificação ou modernização fundamenta sua intenção, indicando fontes de recursos, setores de atuação, produtos, localização, grau de capacitação tecnológica, número de empregados e principais aspectos organizacionais do empreendimento com vista a análise de viabilidade técnica, econômica e ambiental, pela Sudam. Uma vez aprovada a carta-consulta, a empresa tem cento e vinte dias, prorrogáveis por igual período, para apresentação do projeto propriamente dito. O pleito, devidamente detalhado é, então, analisado e submetido à apreciação da diretoria colegiada da Sudam, com vista a aprovação que lhe dará direito a obtenção do investimento do FDA pretendido . 

Ascom/Sudam - 08/10/10 

Nenhum comentário:

Postar um comentário