O conteúdo deste blog é destinado a estudos sobre a bolsa de valores. A decisão de compra ou venda de qualquer ativo é de inteira responsabilidade de cada um.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Análise Técnica - USIM5


Uma das principais formas de escolher uma ação são através da análise técnica (gráfica) e análise fundamentalista.

Em linhas gerais a análise fundamentalista aborda aspectos do balanço da empresa, patrimônios, visão, missão, etc., essa análise geralmente é utilizada por investidores mais tradicionais. Já na análise técnica (gráfica), o estudo é feito sobre os gráficos e indicadores (MACD, IFR, etc), geralmente utilizada por investidores mais arrojados.

Hoje vamos dar foco na análise técnica usando a USIM5 para exemplificar

No pregão de ontem esse papel alcançou um suporte histórico (linha vermelha na horizontal) e ficou de se confirmar nesse pregão. Quando um gráfico de uma ação se aproxima de um suporte histórico, isso gera uma grande expectativa entre os investidores, pois pode ser um momento em que o papel reage e começa a subir ou rompe o suporte e continua negativa, formando um ambiente de incertezas e preocupações.


Clique na imagem para ampliar


Como podemos observar no gráfico acima, hoje a USIM5 reagiu positivamante (2,46%) , chegou a encostar no suporte, mas fechando o pregão em alta.

Isso pode ser um bom sinal para ficarmos de olho nesse papel visando um reação para recuperar o espaço que ela vem perdendo, mas vale ressaltar que ainda está em tendência de baixa.

A melhor forma de fazer um investimento de forma segura e lucrativa é a conciliação de ambas as técnicas.

Não existe uma técnica infalível ou que possa prever o futuro, porém podem nos auxiliar na tomada de decisão para que possamos minimizar os riscos e maximizar os lucros.

Vejam também que interessante a matéria publicada pelo InfoMoney, no dia 14/10, relatando o ambiente de grandes expectativas para o pregão que ocorreu hoje, baseado na análise técnica.


Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário