O conteúdo deste blog é destinado a estudos sobre a bolsa de valores. A decisão de compra ou venda de qualquer ativo é de inteira responsabilidade de cada um.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Kepler Weber - PROGNÓSTICOS PARA O LA NIÑA

PROGNÓSTICOS PARA O LA NIÑA

4 de outubro de 2010


reuniaocopaaergs2.jpg


A ocorrência do fenômeno climático La Niña e seus reflexos nas culturas de verão foi a pauta da reunião do Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul. Engenheiros agrônomos e meteorologistas apresentaram dados sobre a situação atual das culturas e o prognóstico de precipitações para os meses de outubro, novembro e dezembro. As informações serviram de subsídio para compor o relatório de recomendações para os produtores rurais no manejo das culturas no próximo trimestre.

De acordo com o técnico da Secretaria da Agricultura, José Inácio Pereira da Silva, algumas culturas estão com o plantio atrasado devido à pouca chuva que ocorreu no mês de agosto.

- Mas estamos entrando na primavera sem grandes problemas, devido à boa precipitação ocorrida em setembro - explica José Inácio.

Sobre o La Niña e as conseqüências para as culturas de verão, o técnico esclarece que o fato de o último trimestre do ano apresentar uma baixa precipitação, pode não representar uma quebra na produção das lavouras e isso vai depender dos períodos em que as chuvas ocorrerão.

No caso do milho, feijão e soja, se as chuvas ocorrerem nos chamados períodos críticos de cada cultura, a produtividade poderá ser melhor do que os números esperados. Para o arroz, os conselheiros do COPAAERGS prevêem, ao contrário, um favorecimento pela baixa concentração de chuvas no verão, pois trata-se de uma cultura que precisa da radiação solar para atingir um bom desenvolvimento.



*Com informações da assessoria de imprensa da Secretaria da Agricultura do RS


http://wp.clicrbs.com.br/campoelavouranagaucha/?topo=52,1,1,,171,e171

Nenhum comentário:

Postar um comentário