O conteúdo deste blog é destinado a estudos sobre a bolsa de valores. A decisão de compra ou venda de qualquer ativo é de inteira responsabilidade de cada um.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Forte correção de PETROBRAS ajuda IBOV a se alavancar

A recuperação das ações da Petrobras sustentou o principal índice da bolsa brasileira nesta terça-feira, em um pregão de tendência indefinida no mercado internacional.

O Ibovespa subiu 1,67 por cento, para 70.740 pontos. O giro do pregão foi de 7,02 bilhões de reais.

As ações preferenciais da Petrobras tiveram alta de 5,21 por cento, a 25,85 reais. Os papéis ordinários subiram 4,56 por cento, para 28,45 reais.

Segundo analistas, a alta dos papéis foi um movimento natural, de caráter técnico, após a expressiva queda das ações por causa do processo de capitalização da empresa e da posterior revisão negativa por vários bancos.

"Parou o fluxo de venda no papel e ele começou a andar. Estava muito atrasado, e continua muito atrasado", disse Rossano Oltramari, analista da XP Corretora.

"Obviamente que uma capitalização dessa mexe com os múltiplos, com um monte de coisa, mas (o preço) não fazia sentido. O mercado agora está fazendo contas e o papel tende a corrigir essas distorções no curto prazo", completou.

Ainda assim, os papéis PN da Petrobras acumulam baixa de 28 por cento e os ON têm queda de 30,3 por cento no ano, ante alta de 3,14 por cento do Ibovespa.

Com metade do volume das ações preferenciais da Petrobras, o papel PN da Vale subiu 1,44 pro cento, a 49,20 reais. A mineradora anuncia balanço do terceiro trimestre após o fechamento da bolsa na quarta-feira, com expectativa amplamente otimista dentro do mercado.

Bradesco, que divulga balanço antes da abertura do mercado também na quarta-feira, teve alta de 1,96 por cento, a 36,90 reais. A expectativa de 12 analistas ouvidos pela Reuters é de um aumento de 36 por cento do lucro em relação ao ano anterior, o maior entre seus pares.

Na ponta negativa, as ações da fabricante de bebidas AmBev concentraram as atenções com queda de 3,32 por cento, a 230,50 reais. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) absolveu, à tarde, os acionistas acusados de uso de informação privilegiada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário