O conteúdo deste blog é destinado a estudos sobre a bolsa de valores. A decisão de compra ou venda de qualquer ativo é de inteira responsabilidade de cada um.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Bovespa reduz perdas, mas tem realização após 5 altas

A Bovespa encerrou em queda nesta segunda-feira, após cinco dias seguidos de alta. Apesar da desvalorização, o principal índice da bolsa paulista fugiu das mínimas da sessão, em dia de vencimento de opções sobre ações e de ganhos em Wall Street
O Ibovespa encerrou com oscilação negativa de 0,13 por cento, aos 71.735 pontos. Na mínima, o índice chegou a cair quase 0,7 por cento.
O giro financeiro da sessão foi de 11,58 bilhões de reais, inflado pelo vencimento de opções sobre ações, que movimentou 4,88 bilhões de reais.
Após cinco sessões consecutivas de valorizações, o início de semana apontava para uma realização mais acentuada de lucros. Porém, encerrado o vencimento de opções e a maior volatilidade gerada por ele, o Ibovespa se recuperou com a intensificação da alta nos Estados Unidos e conseguiu se recuperar parcialmente.
"Acredito que podemos ter mais realizações pontuais, mas o cenário para o Ibovespa ainda é para cima", afirmou o diretor da InTrader, Edson Júnior Hydalgo.
Em Wall Street, os principais índices encerraram no azul, em parte graças ao setor financeiro, que ficou animado com o balanço do Citigroup, que veio melhor que o esperado, sugerindo que os bancos norte-americanos pouco a pouco conseguem se recuperar da crise de crédito de 2008.
No Ibovespa, as ações preferenciais da Vale foram as mais negociadas do dia, subindo 2,76 por cento, para 49,10 reais, enquanto que as ordinárias ganharam 2,16 por cento, para 54,50 reais, no dia em que a mineradora divulgou seu relatório de produção do terceiro trimestre, que veio melhor que o estimado por analistas.
Ainda na mineração, MMX foi a maior alta dentro do Ibovespa, com alta de 3,79 por cento, para 13,70 reais.
A Petrobras conseguiu se recuperar ao longo da sessão. As ações preferenciais da estatal subiram 0,42 por cento, para 26,40 reais, e as ordinárias fecharam com ganho de 0,21 por cento, a 28,70 reais.
A ação da BM&FBovespa encerrou com forte queda de 4,22 por cento, para 14,51 reais. Depois do fechamento do mercado, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou o aumento do IOF para recolhimento de margem na BM&F de 0,38 para 6 por cento, em medida para conter a valorização do real.
As duas ações da Eletrobras registraram as maiores quedas do Ibovespa. A preferencial recuou 6,09 por cento e a ordinária perdeu 6,33 por cento.
Segundo a analista Rosângela Ribeiro, da SLW Corretora, os investidores estão devolvendo parte dos ganhos acumulados em outubro pelas ações da estatal elétrica, quando os papéis registraram fortes altas até o fechamento da última sexta-feira.
(Reportagem adicional de Carolina Marcondes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário