O conteúdo deste blog é destinado a estudos sobre a bolsa de valores. A decisão de compra ou venda de qualquer ativo é de inteira responsabilidade de cada um.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Bolsa de Tóquio fecha com queda de mais de 6%

Operador da Bolsa de Tóquio diante da queda acentuada nesta segunda-feira. Reuters.
SÃO PAULO - As sequências de terremotos e tsunamis no Japão desde a última sexta-feira provocaram fortes perdas na bolsa de Tóquio. Já antecipando os custos da tragédia, o índice Nikkei 225 encerrou o pregão desta segunda-feira em queda de 6,18%, aos 9.620,49 pontos.
O banco central do Japão agiu para minimizar os efeitos da catástrofe sobre o sistema financeiro, injetando 15 trilhões de ienes (US$ 183 bilhões) no mercado a fim de garantir sua sustentabilidade. A provisão de fundos é a maior já injetada em uma única operação pelo Banco do Japão.
- Tomaremos qualquer medida possível, inclusive com injeção de liquidez, para assegurar a estabilidade dos mercados financeiros e facilitar as operações - disse um porta-voz do banco. - Esta opeação é a mais importante realizada até agora" no mercado monetário japonês, acrescentou.
Os investidores, entretanto, permanecem atentos aos acontecimentos no país, que se vê sob a ameaça de uma catástrofe nuclear diante das explosões em suas usinas.
Saiba mais:
O custo de seguros referentes à catástrofe pode chegar a US$ 34,6 bilhões, segundo estimativa inicial publicada neste domingo pela AIR Worldwide, especialista em avaliação de risco.
Os papéis das principais fabricantes de automóveis japonesas despencaram mais de 10%, em uma reação dos investidores ao fechamento de fábricas após o terremoto.
- Não podemos ignorar o impacto que este terremoto terá em termos de escala e agrangência geográfica, bem como o impacto psicológico - disse o especialista do Credit Suisse, Shun Maruyama, à Dow Jones Newswires.
Maruyama cortou sua meta para o Nikkei para o fim de março de 11.000 para 9.000.
As bolsas de Taipé e Sydney também fecharam a sessão desta segunda-feira no vermelho. O índice Taiwan Taiex recuou 0,56%, para 8.520,02 pontos, enquanto o SP/ASX 200 baixou 0,40%, para 4.626,40 pontos.
O comportamento das bolsas na Ásia, porém, não foi uniforme. As bolsas de Xangai, Hong Kong e Seul apresentaram alta nesta segunda-feira.
Em Xangai, o Shanghai Composite subiu 0,13%, para 2.937,63 pontos, acompanhado pelo índice Hang Seng, da bolsa de Hong Kong, que teve valorização de 0,41%, aos 23.345,90 pontos. Em Seul, o índice Kospi ganhou 0,80%, avançando aos 1.971,23 pontos, com a expectativa de aumento nas vendas das empresas do país diante da destruição das fábricas de seus concorrentes japoneses.
A partir desta segunda-feira, o pregão da Bolsa de Valores de São Paulo começa às 10h e termina às 17h , em virtude do início do horário de inverno nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário