O conteúdo deste blog é destinado a estudos sobre a bolsa de valores. A decisão de compra ou venda de qualquer ativo é de inteira responsabilidade de cada um.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Ações recomendadas - Março 2011

O setor de energia elétrica foi o que recebeu o maior número de recomendações nas carteiras relativas a março, somando 39 indicações, que se dividiram em 12 empresas, com destaque para a Cemig (CMIG4), que apareceu em 8 dos 32 portfólios monitorados pela InfoMoney neste mês.
Com uma recomendação a menos que as elétricas, as empresas de serviços financeiros totalizaram 38 recomendações nas carteiras de março. Ao todo, 10 empresas do setor foram mencionadas, com destaque principal para o Itaú Unibanco (ITUB4), responsável por 12 dessas indicações.
Fechando o pódio, aparece o setor de petróleo, gás e biocombustíveis, com 32 citações, divididas em apenas 4 ações, com destaque para Petrobras PN (PETR4) e OGX ON (OGXP3), citadas por 17 e 12 vezes, respectivamente.
Dessa forma, apesar de ter recebido um número absoluto menor de indicações, as empresas petrolíferas receberam uma média de 8 recomendações por ativo que foi citado, bem acima da média das elétricas (3,25 recomendações por ação) e das financeiras (3,8).
Ao todo, 31 carteiras de bancos e corretoras foram utilizadas para este levantamento. Os portfólios selecionados foram: Amaril Franklin, Ativa, Banif, BB Investimentos, Bank of America Merrill Lynch, Bradesco Corretora (2 carteiras), BTG Pactual, Citi, Coinvalores, Credit Suisse, Fator Corretora, Geração Futuro, HSBC, Link Investimentos, Magliano (2 carteiras), Omar Camargo (2 carteiras), PAX, Planner, Santander, SLW (3 carteiras), Socopa, Souza Barros, Spinelli, UM e XP (2 carteiras).
Entre todas as carteiras publicadas pela InfoMoney em março, nesta compilação apenas não foram considerados os portfólios com sugestões de ações que tenham perspectiva de pagamento de proventos.

Cemig lidera

Com uma geração de caixa mais previsível, uma demanda inelástica e menor necessidade com um "case" de negócios bem maduro - o que diminui a necessidade de novos investimentos e, consequentemente, disponibiliza uma maior quantia de dividendos aos acionistas -, as ações setor elétrico são consideradas uma opção defensiva de investimentos em bolsa, geralmente sendo recomendadas para diminuir a exposição do portfólio ao risco.
E diante do cenário instável atualmente visto na economia, tendo em vista a cada vez mais constante preocupação inflacionária no País e também as tensões políticas que os países do Oriente Médio e do norte da África têm vivenciado, esses papéis acabam ganhando ainda mais exposição, explica a Um Investimentos em seu relatório mensal, justificando porque elevou sua exposição em Cemig em sua carteira de março.
Além disso, a equipe da corretora também dá ênfase aos resultados do quarto trimestre de 2010 que serão apresentados pela companhia dia 30 deste mês, período no qual a Cemig deverá reportar a mesma força vista no terceiro quarto do ano, "onde a companhia superou as expectativas do mercado em relação a vendas, margens, geração de caixa e resultado líquido".
A Um também ressalta que a companhia tem voltado a se destacar como uma boa pagadora de dividendos, importante driver que havia perdido forças nos últimos meses. A liquidez que seus ativos possuem, a referência em governança corporativa e o desconto em relação aos seus pares do setor também são outros fatores elogiados pelo time de análise da corretora.

Serviços financeiros ficam logo atrás

Com apenas um voto a menos que as companhias elétricas, as empresas de serviços financeiros tiveram entre os principais destaques de recomendação os bancos.
Além do Itaú Unibanco, citado em 12 carteiras de bancos e corretoras nesse mês de março, também podemos destacar o Banco do Brasil (BBAS3) e o Bradesco (BBDC4), que receberam 7 e 6 recomendações, respectivamente.
Setores  Recomen-
dações
Total de
 Empresas
Citadas
 Média* Mais
 Recomendada 
Energia Elétrica39123,25Cemig PN (8)
Serviços Financeiros38103,80Itaú Unibanco PN (12)
Petróleo, Gás e
Biocombustíveis
3248,00Petrobras PN (17)
Consumo Não-Cíclico26102,60AmBev PN (10)
Mineração241-Vale PNA (24)
Telecomunicações &
Mídia 
2163,50Vivo PN (11)
Engenharia, Cons-
trução Civil & Explo-
ração de Imóveis 
1982,38PDG ON (6)
Transporte &
Logística
1862,17GOL PN e CCR ON (5)
Siderurgia &
Metalurgia
1744,25Gerdau PN (8)
Consumo Cíclico1532,50Lojas Renner ON (5)
Bens Industriais e
Materiais de Transporte 
1443,50Randon PN (6)
Agronegócio1352,60Cosan ON (7)
Serviços732,33Localiza ON (5)
Carnes, Laticínios e
Derivados 
52-BR Foods ON (4)
Tecnologia da Infor-
mação e Internet 
431,33Totvs ON (2)
Industrial 22Lupatech ON e
Indústrias Romi ON (1) 
Papel e Celulose1Fibria ON (2) 
Petroquímica1Braskem ON (2) 
Água, Saneamento
& Gás
Comgas PNA (1) 
Total299 893,36Vale PNA (24)
*Setores que tiveram menos de três empresas recomendadas não tiveram a média calculada
Segundo os analistas, as ações dos bancos mostram-se bastante atrativas após as recentes quedas acumuladas em virtude dos anúncios do governo de medidas macroprudenciais, visando inibir o avanço da inflação.
Nesse sentido, os analistas do BTG Pactual justificam sua exposição tanto nas ações do Itaú Unibanco quanto nas do Banco do Brasil em sua carteira recomendada de março por acreditarem que, apesar desse momento conturbado, o setor financeiro ainda é a melhor forma de se expor ao crescimento econômico brasileiro.
Vale mencionar que as ações do Itaú Unibanco foi a terceira mais citada nas carteiras recomendadas desse mês, ficando atrás apenas de Vale (VALE5) e Petrobras (PETR4). Além disso, ela ocupa atualmente a primeira posição no MCI (índice de consenso do mercado), compilado pela InfoMoney.

Petróleo & Gás

Fechando o pódio, as recomendações para o setor de petróleo e gás giram principalmente na questão dos preços do petróleo, que atingiram patamares históricos por conta do aumento das tensões em países como Líbia, Irã e Arábia Saudita, importantes produtoras da commodity na região.
Segundo os analistas, as incertezas em relação ao tempo em que essas indefinições políticas se manterão deverá sustentar os preços atuais do barril de petróleo, isso sem contar que poderá haver novos protestos em outros países, agravando ainda mais a relação entre oferta e demanda da matéria-prima.
No entanto, não é apenas de especulação sobre a commodity que se mantém o otimismo dos analistas em relação as empresas do setor. Tanto Petrobras quanto OGX têm anunciado boas descobertas em 2011.
Para a equipe do BTG, os recentes anúncios de hidrocarboneto encontrado na Bacia de Campos pela OGX deverá trazer de volta o otimismo que os investidores tinham pela ação da petrolífera de Eike Batista, justificando porque recomenda a compra das ações da OGX e não as da Petrobras.
Já o BB Investimentos argumenta que as recentes descobertas da estatal brasileira de petróleo deixam evidente que 2011 será "um ótimo ano para a compania em termos de notícias nas áreas de exploração".

Nenhum comentário:

Postar um comentário