O conteúdo deste blog é destinado a estudos sobre a bolsa de valores. A decisão de compra ou venda de qualquer ativo é de inteira responsabilidade de cada um.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Após semana nervosa por crise no Japão, Bolsa fecha em alta

Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) fechou em alta pelo segundo dia seguido após uma semana marcada pela crise nuclear no Japão, país sacudido por um forte terremoto e tsunami.
Nesta sexta-feira (18), o Ibovespa (principal índice da Bolsa paulista) subiu 1%, aos 66.879,89 pontos. Na semana, a Bolsa acumulou alta de 0,29%.
Em Wall Street, o índice Dow Jones subiu 0,71% no dia.
cotação do dólar comercial fechou em baixa de 0,95%, a R$ 1,67 na venda. É a maior queda diária desde 4 de novembro de 2010 (quando caiu 1,41%). Porém, no acumulado da semana a moeda norte-americana teve valorização de 0,24%

Bolsas internacionais

As Bolsas de Valores da Europa fecharam em alta, após a intervenção do G7 para enfraquecer o iene e o cessar-fogo da Líbia, que melhoraram a confiança do investidor.
Um fator que limitou os ganhos, porém, foi a decisão da China de elevar novamente o depósito compulsório dos bancos, medida mais recente de um ciclo de aperto monetário que muitos acreditavam estar em pausa após o devastador terremoto no Japão.
Sobre os conflitos no norte da África, alguns analistas e políticos estavam céticos sobre a duração do cessar-fogo na Líbia. Mas estrategistas continuaram otimistas sobre as perspectivas para as ações.
Os principais índices das Bolsas asiáticas encerraram o último pregão desta semana com ganhos, após circular a notícia de que o G7 (grupo das sete maiores potências mundiais, incluindo o Japão) decidiu intervir no mercado de câmbio para impedir a sobrevalorização da moeda japonesa.

Em teleconferência na noite de ontem, os membros do G7 concordaram realizar uma ação coordenada de venda de iene, no momento em que o Japão passa por uma grave crise nuclear desencadeada pelo forte terremoto seguido de tsunami que atingiu o país na semana passada.
A expectativa de repatriação de investimentos para promover a reconstrução do país levou a moeda japonesa a registrar os maiores patamares desde a Segunda Guerra Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário