O conteúdo deste blog é destinado a estudos sobre a bolsa de valores. A decisão de compra ou venda de qualquer ativo é de inteira responsabilidade de cada um.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Dezenove Regras Operacionais Para Se Tornar Um Vencedor* 3

3. Opere sobre Seu Próprio Julgamento ou então Assuma
Inteiramente o Julgamento de Terceiros

Já foi dito anteriormente, que se você não começa uma operação com confiança total, provavelmente se assustará ao primeiro sinal de problema. Se você se encontrar confiando no seu corretor ou amigos para dicas e conselhos, as chances são de que não tenha considerado cuidadosamente todas as ramificações. Isto significa que não terá a força emocional para se comprometer totalmente com a operação se as coisas começarem a dar errado. É muito melhor considerar todos os argumentos, tanto altistas quanto baixistas, antes de assumir um compromisso. Deste modo, você estará numa boa posição para julgar se o último preço é o resultado de uma mudança global ou se é meramente parte do fluxo e refluxo normal de qualquer mercado.

Corretores, amigos, e outros que você respeita podem ser úteis em abastecê-lo com idéias, mas você é o único que deverá tomar a decisão final. Isto significa balancear os prós e os contras, ouvindo essas opiniões antes de considerar cuidadosamente sua própria conclusão. Afinal de contas, se as coisas vão mal, você é o único que perde dinheiro, não os seus amigos.

*O texto das regras operacionais é uma tradução resumida de parte do capítulo 12 do livro de Martin J. Pring “Investment Psychology Explained” editado pela “John Wiley & Sons, Inc.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário