O conteúdo deste blog é destinado a estudos sobre a bolsa de valores. A decisão de compra ou venda de qualquer ativo é de inteira responsabilidade de cada um.

domingo, 25 de julho de 2010

Dezenove Regras Operacionais Para Se Tornar Um Vencedor* 1

Operadores bem-sucedidos são aqueles que não apenas conhecem os mecanismos do mercado mas também têm um plano de ação e oseguem religiosamente. Desde que operar no mercado é basicamente um processo de trabalhar com probabilidades e aumentar suaschances, qualquer um que participe do mercado deve fazer um esforço consciente para estabelecer algum tipo de estrutura que lhe permita administrar suas emoções. Se você reconhece que tem um problema antes de abrir uma posição ou assumir compromissos de longo prazo você estará em melhor posição para aproveitar debacles potenciais.

As regras aqui descritas não são as únicas, mas geralmente são consideradas como as mais importantes. Assume-se que você, neste estágio, já tem algum conhecimento rudimentar do funcionamento do mercado e também um método para tomar decisões operacionais. Seu método pode ser de qualquer tipo, técnico, fundamentalista, etc. O veículo não é importante desde que ele tenha sido testado, bem como se sinta confortável com ele. Todas as religiões tentam nos levar essencialmente ao mesmo lugar (i.e., a descoberta da verdade), mas seus caminhos são diferentes. Assim também são os métodos e os mercados. Todas as abordagens têm o lucro como objetivo, mas cada indivíduo tem de escolher seu próprio caminho. Não vale a pena utilizar um método praticado por um trader proeminente ou por uma publicação sobre o mercado (newsletter, revista, etc.) se você não se sente totalmente confortável com ele, porque quando as coisas tornam-se difíceis, como certamente ficam, é mais provável que o abandone. Também, se você tem sorte o bastante de adotar um estilo operacional ou uma abordagem com a qual sinta-se completamente à vontade, as chances são boas de que encontrará motivação paratrabalhar mais duro ainda.

Selecionar uma metodologia normalmente não é difícil; executá-la é.
Administrar suas emoções é precisamente para o que servem as metodologias. Vamos a elas!


1. Quando em Dúvida, Fique Fora

Quando operando os mercados, é importante ter um certo nível de confiança no que está fazendo. Muita confiança o leva a não dar importância e a operar em demasia o que não é bem-vindo. Por outro lado, se você abre uma posição com pouco ou nenhum entusiasmo você está se colocando numa posição de um perfeito idiota quando alguma coisa ruim acontece. Se houver a menor dúvida na sua mente sobre iniciar uma operação, então você não deveria iniciá-la, porque não terá a firmeza emocional para permanecer nela quando as coisas começarem a sair erradas. Por exemplo, se estiver na dúvida, tenderá a concentrar-se sobre qualquer fato negativo inesperado. Na medida em que os preços caírem, você ficará mais e mais desencorajado.

Consequentemente, quando os preços chegarem num suporte ou numa zona de compra, você estará mais disposto a vender do que a comprar.

Alternativamente, você pode entrar numa posição baseado numa pesquisa sólida e confiante, mas não de um modo excessivamente entusiasmado. Mais adiante, surgem novas evidências que lhe deixam menos otimista do que antes. No curto prazo, algumas dúvidas sobre a lógica inicial para entrar na operação começam a formigar na sua mente. Não importa se o preço está acima ou abaixo do inicial. O fato importante é que agora começa a duvidar da sua lógica original. Sob tais circunstâncias só existe um caminho lógico a seguir - sair fora. Você já não tem a firmeza que veio da forte convicção. Isto significa que provavelmente você cairá fora ao primeiro sinal de problema.

É importante lembrar-se que a principal razão de estar no mercado é para ganhar dinheiro. Se as chances disto acontecer diminuíram, você tem poucas justificativas para manter a posição. Além do mais, esta não é sua última chance operacional; sempre haverá outra oportunidade estrada abaixo.


*O texto das regras operacionais é uma tradução resumida de parte docapítulo 12 do livro de Martin J. Pring “Investment Psychology Explained” editado pela “John Wiley & Sons, Inc.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário