O conteúdo deste blog é destinado a estudos sobre a bolsa de valores. A decisão de compra ou venda de qualquer ativo é de inteira responsabilidade de cada um.

domingo, 3 de abril de 2011

Saiba as principais mentiras quando o assunto é investimento

Pessoal,

Encontrei uma matéria super interessante sobre as mentiras quando o assunto é investimentos.

--------------------

No Dia da Mentira, saiba as principais quando o assunto é investimento

Por: Flávia Furlan Nunes
01/04/11 - 18h05
InfoMoney

SÃO PAULO – Não é somente em 1º de abril, conhecido como Dia da Mentira, que os investidores podem ser surpreendidos com pegadinhas nada agradáveis. Isso acontece o ano inteiro no mercado financeiro. E a má notícia é que muitas vezes os aplicadores não percebem que estão sendo vítimas destas armadilhas e acabam sofrendo as consequências no bolso.
De acordo com a doutora em psicologia econômica e professora da Fipecafi, Vera Rita de Melo Ferreira, existem dois tipos de mentiras no mercado financeiro.
“Existem mentiras que as pessoas podem inventar, como golpes, e existem as mentiras que são as ilusões, que não é que a pessoa cairá na conversa de outras, mas na dela mesma. Sempre que há uma notícia que agrada, como 'música para os ouvidos', as pessoas tendem a acreditar”.

Dinheiro pode vir fácilPara Vera Rita, entre as grandes mentiras, a principal é acreditar que se pode ganhar muito dinheiro, rápido e fácil. “Algumas vezes, pode até acontecer isso, mas é muito mais uma exceção do que uma regra. Se tem um jeito de ganhar dinheiro, é mais no longo prazo do que no curto prazo".
Outra mentira que as pessoas acreditam é que a questão de como se posicionarão frente ao risco do mercado estará condicionado ao perfil de investidor e não ao cenário em si. “Um perfil conservador, se estiver na iminência de perder dinheiro, está muito mais propenso a correr risco”, afirmou Vera Rita.
Ainda em relação ao perfil, pensar que existe um fixo também é uma grande armadilha. “O nosso comportamento é uma das coisas mais inconsistentes que existe”, declarou a doutora em psicologia econômica.

Consegue fazer sozinhoA consultora financeira Eliana Bussinger, por sua vez, acredita que uma das grandes mentiras no mercado financeiro é acreditar que se consegue fazer sozinho, porque hoje já está tudo automatizado e, em alguns casos, há robôs trabalhando.
“Não dá para fazer sozinho, tem de usar o tempo, o dinheiro ou a mente de outras pessoas. Acho muito difícil o conceito de 'self-made man' em termos de investimento. Dá para dar pequenos passos sozinho, mas não grandes passos. Isso é uma falácia econômica”.
Ela ressalta as crenças disseminadas na sociedade, como a que o dinheiro é sujo ou que não traz felicidade, que normalmente são mentiras: “O dinheiro ajuda muito e se tornou parte integrante das nossas vidas”.

Confira, abaixo, dez grandes mentiras sobre dinheiro apontadas pela consultora financeira:
1 – é preciso ter dinheiro para fazer dinheiro;
2 – somente gente inteligente fica rica;
3 – sua casa é o seu melhor investimento;
4 – planos de aposentadoria o fazem ficar rico;
5 – poupar dinheiro o faz ficar rico;
6 – é preciso deixar os especialistas investirem seu dinheiro
7 – trabalho duro recompensa;
8 – empregos que pagam bem o deixam rico
9 – dívidas são ruins;
10 – seja rico ou feliz, não os dois.

Como se prevenir?Segundo Vera Rita, para se prevenir das mentiras do mercado, é importante “conhecer as próprias limitações como investidor, trocar ideias com planejador financeiro pessoal ou alguém experiente e tentar não tomar decisões no impulso”.


-----------------------------------------------

Opinião do Blog:

Dinheiro rápido e fácil - Mentira
Todos os tipos de investimentos possuem um princípio de oscilação, o mercado financeiro não é uma roleta russa. Então, é preciso estudar baste o cenário, antes de arriscar toda as suas economias, nunca se esquecendo de traçar um limite para ganho e limite para perda.

Vale mais a pena investir em ações do que CDB, poupança, Capitalização.... - Verdade
O rendimento das ações são muito superiores ao investimentos de renda fixa, porém renda fixa o risco é muito reduzido e na renda variável o risco é enorme. Quando maior o risco maior o lucro ou prejuízo, por isso é altamente recomendado diversificar os investimentos.

Consegue fazer sozinho - Mentira
Concordamos com a matéria, não dá para investir sem aproveitar das experiências e conhecimentos das pessoas.
Buscar informações referente ao mercado em lugares confiáveis é fundamental antes de qualquer passo.

É preciso ter dinheiro para fazer dinheiro - Mentira
Dinheiro ajuda, sempre! Hoje temos diversos exemplos de milionários que não tinham dinheiro, mas tiveram que ralar muito e correram atrás nas oportunidades.

Somente gente inteligente fica rica - Mentira
Inteligente pode ter diversos significados. Prefiro trocar esta palavra por boa formação escola, pois é algo mais concreto. Uma boa formação favorece e muito ,pois é mais fácil as oportunidades acontecerem. Porém uma pessoa que não tem uma formação acadêmica pode ter uma idéia que vire dinheiro.
Veja o exemplo nesse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=21LED7S8z38

Sua casa é o seu melhor investimento - Verdade
Nesse ponto discordamos com a matéria. Se eu tenho uma grana para comprar uma casa e eu ainda não tenho uma, claro que não vou investir em outro lugar. Em nossa opinião, não vale a pena ter investimentos e não ter onde dormir.

Planos de aposentadoria o fazem ficar rico - Mentira
Não fazem ficar rico, mas possibilitam uma tremenda tranqüilidade

Poupar dinheiro o faz ficar rico- Mentira
Apenas poupar dinheiro não faz ficar rico, mas aplicar o dinheiro poupado SIM.

É preciso deixar os especialistas investirem seu dinheiro - Mentira
O dinheiro é seu! Você é capaz de administrar seus investimentos desde que tenha tempo para se dedicar a isso e TENHA VONTADE.

Trabalho duro recompensa - Verdade
Diferente da opinião de Vera Rita, acreditamos que trabalhar duro recompensa, pois isso demonstra que você tem um objetivo a ser alcançado. Se trabalhar duro não está fazendo você alcançar os seus objetivos, então é hora de refazer a estratégia.

Empregos que pagam bem o deixam rico - Mentira
Emprego que pagam bem AJUDAM a ser rico, vai depender do que você vai fazer com o dinheiro recebido, se vai gastar em besteiras ou aproveitar para fazer mais dinheiro .

Dívidas são ruins - Verdade
Se dívida fosse bom, pobre seria rico. Há algumas dívidas que podemos assumir de forma estratégica, mas de forma geral não é bom.
Ex: Vou comprar um computador de R$ 1.500,00 tentei negociar para pagar à vista e não tive redução. Então mais vale a pena parcelar e usar o dinheiro para investir do que quitar a dívida.

Seja rico ou feliz, não os dois - Mentira
É necessário saber administrar a riqueza e sempre buscar a felicidade. Se você só pensar em dinheiro não terá felicidade, familia, amigos... Apenas dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário