O conteúdo deste blog é destinado a estudos sobre a bolsa de valores. A decisão de compra ou venda de qualquer ativo é de inteira responsabilidade de cada um.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Ações ou Fundos? Qual é o melhor investimento?

Pessoal,

Nesse últimos dias, muitos amigos me fizeram a mesma pergunta:
Ações ou Fundos? Qual é o melhor investimento?

Segue abaixo uma reportagem que aborda um pouco sobre esta diferença.

Gostaríamos que vocês também participassem deixando opiniões e dúvidas.

Abraço!

----------

Especialista comenta se vale a pena aplicar no setor financeiro na bolsa

Por: Flávia Furlan Nunes
07/04/11 - 18h07
InfoMoney

SÃO PAULO – “Todo mundo quer ser banqueiro no Brasil, porque tem isso como uma atividade rentável”. A afirmação é do educador financeiro e fundador do Centro de Estudos e Formação de Patrimônio Calil & Calil, Mauro Calil, para quem uma forma de chegar perto disso pode ser investindo no setor financeiro na bolsa de valores, inclusive por meio de fundos de índice.


O setor financeiro é formado por bancos, seguradoras, empresas de cartão de crédito e outras. De acordo com Calil, via de regra, elas caminham bem no Brasil. “Esse setor cresce bastante, mais aceleradamente do que a economia, porque você tem uma expansão do crédito e ele se beneficia disso dando meios de pagamento para essa expansão”, explicou.


“O que importa para esse setor é o Brasil indo para a frente. Tudo passa pelo setor financeiro”, completou.


O “coração” da economia
Outra vantagem de aplicar no setor financeiro é que ele é diversificado por si só. Basta pensar nas atividades de um banco, que pode atuar no crédito imobiliário, com câmbio, com meios de pagamento, investimentos etc.
“Eu costumo dizer que o dinheiro é o sangue da economia e o coração é o sistema financeiro. Uma hora esse sangue tem de passar no coração para ser bombeado. Se a economia andar bem ou mal, o sangue vai circular pelo coração de qualquer jeito e ele pega seu oxigênio”, exemplificou o educador, dizendo que o setor financeiro é um dos mais lucrativos.

Uma desvantagem deste setor, no entanto, é que tudo acontece em uma velocidade muito rápida, inclusive o que é negativo. “A crise no setor financeiro é praticamente instantânea, fulmina a empresa em uma semana”.
Outro ponto negativo apontado por ele é que as empresas do setor financeiro podem trabalhar muito alavancadas, o que requer cuidado.

Fundo de índice:
Uma forma de mitigar esses riscos, de acordo com ele, é aplicando em um fundo de índice cujas cotas são negociadas em bolsa de valores, os ETFs (Exchange Traded Funds). O Itaú lançou nesta quinta-feira (7) um desses fundos, que segue o índice do setor financeiro da bolsa de valores, o IFNC.
Mas, para aplicar em um fundo como este, ele indica que o investidor tenha estratégia que seja de longo prazo. “É muito indicado para quem quer diversificação rápida e para aquela pessoa que não tem tempo de acompanhar o mercado. O gestor do ETF faz esse serviço”.

Os ETFs não são indicados, de acordo com ele, por quem não aguenta as oscilações da bolsa de valores. Antes de escolher por esses fundos, Calil ainda diz que é preciso analisar os custos e se não vale a pena aplicar primeiro em um fundo convencional, juntar dinheiro, para depois partir para os ETFs.

Fonte:http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=2080871&path=/suasfinancas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário