O conteúdo deste blog é destinado a estudos sobre a bolsa de valores. A decisão de compra ou venda de qualquer ativo é de inteira responsabilidade de cada um.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Dezenove Regras Operacionais Para Se Tornar Um Vencedor* 8

8. Analise seus erros constantemente


Quando somos bem-sucedidos, tendemos a pensar que este processo veio do trabalho duro ou do bom julgamento. Raramente atribuímos à chance ou à sorte de estarmos no lugar certo na hora certa. Por outro lado, quando as coisas vão contra nós, responsabilizamos a falta de sorte ou algum outro bode expiatório conveniente. É claro, deveríamos estar questionando primeiro o nosso próprio julgamento porque é a fonte mais provável de qualquer erro que possa ter sido cometido. É somente quando cometemos um erro que começamos a tomar responsabilidade por nossas próprias ações e aprender destes erros. Você pode ler livros sobre a psicologia dos mercados, mas somente quando sentir a dor da perda do dinheiro e atribuí-la ao seu erro você estará preparado para tentar não repeti-lo novamente..

Este processo de autocrítica tem de ser contínuo. Após um breve período, as chances são de que você irá apoiar-se neste falso sentido de segurança, na medida em que os lucros começam a retornar. Neste tipo de situação, a maioria das pessoas retornará ao seu antigo processo.O maior benefício de analisar suas transgressões é que suas falhas aparecem e freqüentemente são o seu melhor professor; isto lhe traz de volta à realidade de que, se você tivesse seguido as regras religiosamente, não estaria neste apuro. Que curso mais natural do que segui-lo na próxima vez? Muitos erros aparecem das deficiências emocionais - o medo de estar errado ou o de sentir-se um tolo no momento de encarar seu corretor ou outra pessoa com o prejuízo. Isto também é verdade para os administradores profissionais que não apenas têm de trabalhar com os caprichos do mercado e com suaspróprias emoções e com as dos clientes também. Esta última batalha - o medo de perder o cliente - freqüentemente é a mais devastadora de todas.

O primeiro passo é encarar esses medos, reconhecer que são umaforça destrutiva, e tomar algumas medidas para corrigi-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário